Primeiros passos como programador

Por onde começar na programação

Para aqueles que almejam entrar na carreira de TI, mais precisamente na área de programação, é importante conhecer a área e principalmente se identificar.
Desenvolver ou programar não é para qualquer um, mas para quem realmente se identifica, e o mais importante, gosta disso - como qualquer outra profissão.
PS: não entre achando que vai ser rico.

Estudar

É necessário muito estudo teórico e prático para focar e entrar de cara nos estudos, até seguir carreira.

Comece estudando (muito). Você pode encontrar diversos cursos gratuitos na internet de programação, com diversas linguagens de programação. Dentre algumas plataformas de cursos da área, é possível encontrar muito conteúdo interessante no Coursera, Udemy, Alura e muita, mas muita coisa boa no Youtube. Aproveite!

programacao

O barato de programar

Programar é divertido e bastante útil, além de proporcionar uma melhoria no seu raciocínio lógico.

Por isso, antes de iniciar nos estudos de uma linguagem de programação específica, é de suma importância entender o que envolve a programação, sendo assim, vê-se a necessidade de aprender sobre algoritmos e lógica de programação. Assim você irá ter um embasamento importante, além de preparar o seu cérebro para a programação de fato. Cursos relacionados à algoritmos e lógica de programação, você pode encontrar diversos gratuitos em várias plataformas, como já citei acima.

Etapas importantes

É importante seguir essas três etapas, até chegar à maturidade como programador (a), a fim de seguir carreira na área:

  1. Escolher uma linguagem

    Uma etapa muito importante e a mais necessária, após conhecer sobre algoritmos e lógica de programação, é escolher uma linguagem, a qual você irá focar do aprendizado. Importante saber que, assim como idiomas, lingagens de programação, quando se aprende uma, se torna mais fácil aprender outras.

    O site TIOBE mostra hanks das linguagens de programação mais usadas do momento. E é bem interessante se informar sobre isso, uma vez que deseje conhecer quais são as linguagens mais usadas do mercado.

    function calcIdate(b) {
     var hoje = new Date();
     var a = hoje.getFullYear();
     var idade = a- b;
     return idade;
    }
  2. Aprender a linguagem

    Após escolher a linguagem de programação favorita, ou aquela a qual você irá começar como ponto de partida, é ter foco nela, estudar bem, e procurar aprender o máximo possível, de forma que já possa seguir os seus próprios passos sozinho.

  3. Seguir aprendendo

    A vida de programador, é sem dúvida, um eterno aprendizado. Esteja disposto a isso. Uma vez que as tecnologias estão sempre atualizando e chegando cada vez mais tecnologias ao mercado. Por isso, é preciso ter em mente que você sempre vai precisar estar lendo livros, artigos, fazendo cursos, lendo documentações e absorvendo bastante conteúdo no decorrer da carreira de programador.

A carreira

O programador trabalha na concepção, construção e manutenção de diferentes tipos de sistemas informacionais.

É uma das carreiras que mais cresce no mercado de trabalho e uma das mais solicitadas. Para um bom programador nunca falta trabalho.
Os salários variam de acordo com o nível de experiência do profissional e de empresa para empresa.

Então, vale a pena encarar, se este é o caso de sua real vontade de entrar na área.

Comentários