Roberlan Carvalho

Roberlan CarvalhoSoftware Developer

Desenvolvedor de softwares, estudante de TI, inovador. Gamer, trilheiro e músico nas horas vagas.

← Voltar na listagem

A resposta para tudo é 42

Segundo O Guia do Mochileiro das Galáxias, 42 é a resposta para todas as perguntas.

A raiz da questão

Segundo Douglas Adams, autor da "trilogia de cinco" de O Guia do Mochileiro das Galáxias, 42 é a reposta para todas as perguntas, como o próprio afirma. Mas de onde ele tirou isso?

Se você já leu O Guia do Mochileiro das Galáxias, com certeza deve ter se deparado com o trecho em que o robô é questionado e responde que após muitos anos de cálculo, ele chegou na seguinte conclusão a respeito do universo: a resposta para questões inexplicáveis como “qual o significado da vida, do universo e tudo mais" e a resposta para tal complexidade existencial é simplesmente “42”. 42? isso mesmo, 42. Mas porque 42? E de onde tiraram isso?

Vamos lá...

No livro, ele fala sobre uma civilização que busca a resposta para todas as coisas. E para isso acabam construindo um robô superinteligente que era capaz de responder qualquer pergunta.

E quando lhe pergunta qual o sentido da vida, do universo e tudo mais, ele deu um prazo de milhares de anos para fazer o seus cálculos e descobrir a resposta. E então, a reposta irônica foi apenas 42. "Após sete milhões e meio de equações complexas e cálculos difíceis, retornou a resposta – 42".

Mas porque 42?

Ao ser questionado sobre porque 42, Douglas Adams reponde:

"A resposta é muito simples. Foi uma brincadeira. Tinha que ser um número, um ordinário, pequeno e eu escolhi esse. Representações binárias, base 13, macacos tibetanos são totalmente sem sentido. Eu sentei à minha mesa, olhei para o jardim e pensei “42 vai funcionar” e escrevi. Fim da história".

Teorias

Mesmo com isso, a especulação de alguns fãs da obra de humor icônico de Douglas Adams continuou. E há uma que faz muito sentido.

Uma delas está ligada à matemática e o tamanho da terra:

Diâmetro da terra= 12.472 km ou 12472000 m
Aceleração da gravidade= + ou - 9,8 m/s^2

t= d/g
t=12472000 m/9,8 m/s^2
t=1272653,06 segundos = 21210,8843 minutos = 353,514739 horas = 14,7 dias de viagem em queda livre.

Outra delas está ligada à programação:

Como é sabido, Douglas Adams manjava de programação.

Quando convertemos o números ASCII para texto, 42 é o * (asterisco).

Em programação o * é um símbolo de qualquer valor.

Então Pequenos Gafanhotos,  o 42 equivaleria a qualquer coisa que você queria que seja.

Há também um problema científico:

Os cientistas têm se perguntado, desde a década de 50, se cada um dos números entre 0 e 100 poderiam ser representados pela soma de três cubos (um número elevado ao cubo é ele mesmo multiplicado três vezes).

O problema estabelecido era o seguinte: x3+y3+z3=k. Onde K é cada um dos números de 1 a 100. A questão então é: o que são x, y e z?

Os cientistas encontraram o “x”, “y”, e “z” para todos os números menores que 100, menos para os mais complexos: 33 e 42.

Isso porque todos os cubos são múltiplos de 9 ou estão a um número inteiro de um múltiplo de 9 na linha numérica. Então, os três cubos somados só podem resultar em números a três ou menos unidades distantes de múltiplos de 9.

Impressionantemente, apenas 33 e 42 eram exceções: ambos estão a três unidades de distância de múltiplos de 9.

E existem as teorias relacionadas ao cinema/livros:

Na página 42 do livro de J.K.Rowling A Pedra filosofal, Harry descobre a magia.

Além da aparição na camisa de Danny, o número se repete algumas vezes no filme. No hotel existem 42 carros estacionados; durante o filme, Wendy e Danny assistem ao filme ‘O verão de 42’; O quarto 237, se multiplicar os elementos, resulta em 42 (2x3x7).

A primeira versão de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, contém 42 ilustrações originais.

Na primeira versão do livro, de 1818, na página 42, Victor Frankestein revela que é capaz de criar vida.

Enfim, há diversas outras teorias à respeito do número 42. E você, o que acha dessas coisas? Comente abaixo.