CMS próprio ou Wordpress?

Dúvida sobre escolher ter o próprio CMS ou usar o Wordpress

O que é um CMS?

Antes de qualquer coisa, o que é um CMS?
CMS (Content Management System), Sistema de gerenciamento de conteúdo. Usado geralmente para sites dinâmicos, blogs de conteúdo, portais ou lojas virtuais, em que é usado, basicamente para gerenciar o conteúdo da página, como o seu próprio nome já sugere.

Alguns clientes, no início da solicitação do desenvolvimento da sua aplicação web, optam por um CMS popular, já usado no mercado, como é o caso do Wordpress, que possui nele, diversas funcionalidades e plugins a fim de gerenciar o conteúdo, sem que seja necessário alteração alguma no código pelo desenvolvedor da aplicação.

Wordpress

Porém, existe a possibilidade da criação de um CMS próprio, customizado funcionando exclusivamente para a empresa/cliente solicitante do projeto. Neste caso, faz-se necessário um prazo maior para o desenvolvimento da plataforma, de acordo com o pedido do cliente.

Qual a melhor opção?

Fica então, a questão: aderir por um CMS já pronto, ou solicitar o desenvolvimento de um que possua todas as funcionalidades que se adequem ao pedido do cliente?

Escolher dentre as duas possibilidades, envolve principalmente a avaliação das suas necessidades e principalmente, se deseja possuir um software próprio para o controle e o gerenciamento do seu conteúdo em seu blog, site, loja virtual ou portal.

Hoje, a maioria das pessoas optam por utilizar um CMS de terceiro, como o Wordpress. Outros, que veem a necessidade de uma customização mais personalizada e própria, optam por ter um CMS desenvolvido exclusivamente para a sua aplicação, como é o caso de empresas que desejam algo mais profissional e controlável ,de acordo com suas exigências.

Sendo assim, é importante avaliar seus prazos e prever a sua demanda, para ter a ideia do que seria melhor para o seu caso.

Comentários